quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Marketing versus espertezas e negociatas



Bem, hoje pretendo falar um pouco de alguns anúncios que têm saído em sites de empregos, em jornais e noutras formas de comunicação.
Anúncios esses que fazem menção a empregos na área do Marketing utilizando para isso alguns termos que se identificam com a referida área, mas que nada têm a ver com ela, e isso faz-me ficar doente, quiçá até enojado com essa gentalha, vigaristas e aprendizes de feiticeiro, perfeitos charlatães que tem invadido a nossa sociedade e que proliferam como cogumelos.
São eles empresas como esta: Barcelos e Fonseca, JUICE, Ellowork, Leque D´impulsos, REGULATITUDE,  IlustreSucesso, CoimbraMax, AXES Market, Aplaude Êxito e mais umas quantas dezenas, que são tudo farinha do mesmo saco e das quais deixo em anexo alguns comentários de pessoas enganadas (colaboradores), porque os clientes esses nem chegam a saber o nome para os processarem.
Depois pergunto mas de quem é a culpa?
Não existe fiscalização para isto?
Qual o interesse?
Quem está a lucrar com isto, para além destas pseudo-empresas?
De uma coisa eu tenho a certeza, a facilidade de formar uma empresa atualmente com o sistema "Empresa na hora" é tal que estas pessoas fecham umas e abrem outras com uma facilidade e impunidade total.
Enganam as pessoas que comparecem para uma entrevista, enganam os clientes, e depois o esquema interno que gira em torno do sistema de pirâmide é a única coisa que tem algo de Marketing, porque se refere ao Marketing Multinível essa outra forma de recrutar pessoas para uma organização e obriga-las a permanecer pelo investimento feito. Esse investimento pode ser em  valor (compra de mostruário), de mão de obra (a pessoa trabalha um tempo e investiu em esforço), ou ainda em esperança (lavagem de cérebro com esperança de promoções futuras), de qualquer das maneiras são esquemas que preconizam crimes de burla e má fé e puníveis com prisão, pelo menos em países onde a justiça se processa de uma forma normal.

http://dcmmarketingsscam.blogspot.com/2010/11/my-story.html
http://whocallsme.com/Phone-Number.aspx/01612421780/5
http://alisprout.blogspot.com/2009/11/srm-marketing.HTML
e mais um link de uma peça de televisão sobre elas:
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article1362299.ece

molomo diz:
boas caros amigos, posso dizer claramente que prefiro um ordenado minimo sendo este o minimo mas que me garanta todos os meus direitos do que promessas de oazis. Foi sempre o que disse a minha mulher que esteve 9 meses na juice bf grupo e que o maior ordenando que tirou e apena uma vez foi de 600euros e em media nunca passou dos 300euros. O meu casamento quase foi por agua abaixo por causa dessa impresa. POis uma vez la eles fazem uma lavagem ao cerebro de varias formas e feitio tal como ja foi mensionado aqui. é tudo verdade e ainda fazem pior tais como roubo de carteira de cliente e se poderem apanhar destraido tambem ficam com vossos bens pessoais caso desconfiem que vam sair. Digo isto por experiencia propia. Minha mulher finalmente saiu da juice e ficaram com o pc de trabalho carteira de cliente delas que se resumia a um simples bloco de notas e documentos do cartao de cidadao e com a passe dos recibos verdes dela. Isto é feito por terceiro tais comos colegas de equipa e com o aval do patrao que por fim diz assim é a minha palavra contra a tua e uma vez que sabemos que nao tens dinheiro para mandar cantar um cego tambem nao teras nem para registar uma queixa na policia.Neste momento sei claramente quem tem os items, é amigo de infancia do patrao e este canalha vez chantagem com minha mulher ou ela paga ou nao ve mais as coisas delas. Bom sa policia nao la vai que la vai neste pais? Talvez eu mas nao me apetece fazer nenhuma parvoice mas que la barraca e barulho para todo ouvirem é o mais provavel,o problema é que isto da nervos e os nervos é algo que mexe e dificil de controlar.

Filipe diz:
Atenção às empresas AMM, Vantagem Actual e JR Marketing Solutions, em LX, todas fazem parte de um grupo de esquemas porta a porta!
Estejam atentos e não se deixem enganar por esta rede de trabalho precário!

Joana diz:
Boa tarde, também já tive problemas com a BF, trabalhei lá um mês e não mo pagaram, para além de que não me disseram que deveria rescindir contrato, e para além de que me disseram que os contratos era ilegais. Eu estive a trabalhar para uma empresa chamada Leque D’Impulsos, e fui mais que uma vez para receber. Para além de não me pagarem e eu ter perguntado quanto tinha para receber, no momento a senhora ainda disse que não sabia e que ás tantas ainda eu tinha que lhe pagar a ela. Um mês inteiro e mais uma semana que estive a trabalhar e não gostei nada principalmente quando eles enganam na mesma as pessoas!

sonia vieira diz:
deviam ter vergonha de enganar tanta gente principalmente pessoas idosas que nao sabem ler nem escrever aproveiterem se da inocencia das pessoas fazerem se passar por funcionorios optimus e funcionarios sonae para term mais credibilidade e de seguida vao para os cafes gozarem com as pessoas que acabaram de enganar e fumar charros nunca vi tanta burlice junta devia haver alguem que impedisse isto a empresa aonde eu fui situa se em gondomar edificios pingo doce

Anonymous

ORGANIZAÇÃO FRAUDULENTA chegou a Santa Maria da Feira com o nome Aplaude Êxito, Unipessoal, Lda.
Situam-se na Rua Dr. Crispim Borges de Castro, 66 (Em frente ao Pingo Doce e ao lado da Europcar e contactam com o tlf: 256045773.
TENHAM CUIDADO E NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!!! (vejam o vídeo a partir dos 11:40)
Para saberem mais sobre o assunto basta pesquisarem: Queixa + “Aplaude Exito”, ou + Grupo BF, ou + Axes Market, ou + GR, ou + Ambição Internacional Marketing (são alguns dos muitos nomes que adquirem, e geralmente sempre como Unipessoal)
A minha experiência:
Hoje fui contactado para uma entrevista de emprego que se iria realizar umas horas depois. Supostamente, era para o departamento de Markting e Comunicação mas quando lá cheguei tive um sentimento de “Deja-Vu” devido ao discurso da “suposta Dra” ser idêntico a um que tiveram comigo há cerca de um ano e meio em Vila Real, em que quase me conseguiram enganar.
Não esclareceram quais os “serviços” com que trabalham, a remuneração, nem sequer as funções que iremos exercer.
Quando questionados sobre o assunto respondem: “Eu não posso responder a essas questões, apenas estou aqui para realizar as entrevistas.”
No caso de Vila Real e certamente no de SMFeira, o método é:
- 1ª entrevista (máx. 5 minutos – como eu desconfiei consegui estar lá cerca de 15 a questioná-los sem conseguir respostas)
- Formação (baseia-se em efectuarem uma viagem de 50 km para vos obrigar a ficarem o dia completo e só depois vos dizem qual o produto. No caso de Vila Real, presenciei o “formador” a enganar um casal de idosos, fazendo-se passar por funcionário da PT, conseguindo trocar os telefones e, como o casal não sabia ler, foi fácil com que assinassem todos os documentos necessários. Relativamente à legalidade do contrato, nada mais como tirar fotos aos documentos e depois imprimir.
- No final do dia, explicam-vos o esquema de pirâmide e dizem-vos que têm de ir novamente à formação no dia seguinte (o que comigo não funcionou, apesar de ainda ter recebido ameaças para nunca mais tocar no assunto)

Anonymous
A strong butterfly em alverca tambem é assim

Anonymous
Uma das empresas actualmente é a GlobalMeeting, na Rua 5 de Outubro, nº4, na Amadora. Perto da Segurança Social. Pergunto se o julgamento será de porta aberta? Porque sinceramente gostaria de assistir. E julgo que não seria a única pois sinto me lesada pela falta de sinceridade e aproveitamento da precariedade dos jovens.
Aqui deixo mais alguns nomes das empresas:
Axes Market (Lisboa)
- Ambição Internacional Marketing (Lisboa)
- AIM
- Credico
- International Marketing
- BF Group
- Expressão Positiva
- Aplaude Êxito
- Brasmarkting
- Impactovedras
- Almadactiva
- Movingatitude
- Megabudget
- Real Atitude Unipessoal Lda
- Indomatitude Marketing e Publicidade Unipessoal
- Scaliberica
- TEMASACAVEM
- Barcelos & Fonseca Lda
- Bracaramax
- Coimbramax
- Sorrisoplan
- Infolivre
- Tons de Exemplo
- MotivaMente
- Deslumbre-Êxito
- Lugar do Pódio
- Leque de Impulsos
- Atitude Mental Persistente, Unipessoal Lda
- Best Seven
- Constantatitude – Marketing e Publicidade Unipessoal Lda
- Vencer Desafios – Unipessoal Lda
- Expressão Positiva – Unipessoal Lda
- Motiva Mente Unipessoal Lda.
- Gondoprime – Marketing e Publicidade, Unipessoal Lda
- Contacto Dinâmico, Unipessoal Lda
- Exitomorrow
- Globalmeeting
- Segmento azul
E poderia estar aqui o resto do mês a colocar nomes destas empresas que tinha bastantes mais.





Nisto tudo eu que tenho formação académica em Marketing custa-me ver estes trapaceiros a denegrir e ultrajar o conceito de Marketing, o que pode induzir as pessoas em erro, quem é da área de Marketing decerto se reverá nesta definição fundamental do Marketing: "Marketing é a forma dos profissionais satisfazerem as necessidades do consumidor" ou "Marketing cria necessidades no consumidor que depois satisfará através dos mecanismos ao seu alcance", esta dupla questão de que o Marketing cria ou satisfaz necessidades faz parte da equação fundamental do Marketing, mas atua em vários setores da atividade económica, politica, ou financeira com valores que regulam essa atividade.





Anteontem fui contactado por uma destas empresas, chama-se JUICE, e tinham colocado um anuncio a pedir um "Key Account Manager", ora como esta é uma função para a qual um Marketeer é formado eu enviei o meu CV, marcaram-me uma entrevista para ontem, e quando tentei descobrir algo sobre a empresa, era quase impossível, o site deles está alinhadinho, mas não diz nada, não fala da atividade, não fala do tipo de serviços ou produtos, não mostra quem são as pessoas por detrás da empresa ou seja é feito de forma a apanhar os incautos, mas eu sabendo que teria de fazer uns quantos km para a entrevista fui mais além, e comecei a navegar na internet, Google Maps (como eu adoro o GM), coloquei a morada, aproximei a imagem, manobrei o bonequinho e afinal lá estava uma placa numa parede de um armazém com um escritório por cima dum edifício que até estava para venda, nessa morada existem umas 6 ou 7 empresas sendo uma delas a Barcelos e Fonseca e outra a JUICE. Aqui então é que a bomba estoirou quando pesquisei mais um pouco sobre esta, e depois as outras que são derivadas da mesma, só na internet devem existir mais de 1000 queixas de pessoas enganadas.
É obvio que nem pensar sequer em deslocar-me a um local destes só para me enervar.
                                                                 

 Barcelos e Fonseca e JUICE Rua da Guiné, 27, Prior Velho
E mais uma vez deixo o aviso aos mais incautos, Marketing é um conceito, uma área de trabalho, não deve ser confundido com atividades pouco legais e que não inspiram confiança, porque o que estas empresas apregoam como Marketing não se aprende nas Universidades, mas sim na escola da vida, da malandragem.

2 comentários:

  1. Obrigada pela partilha de informação. Hoje fui contactada pela JUICE e felizmente li este seu texto.

    ResponderEliminar
  2. É necessário estarmos atentos. Já la vai o tempo da venda de enciclopédias, e coisas do género. O Marketing é um ramo das Ciências Sociais e merece ser respeitado e não andar na boca de certos indivíduos como se de algo banal se tratasse e se aprendesse ou fizesse uso de uma forma banal e desregrada. Um dia destes ainda vão aparecer médicos e engenheiros que tiraram o curso online ou através da visualização de um dvd.

    ResponderEliminar